Relatos de um trabalhador qualquer

sou uma pessoa respeitada
tenho amigos e um emprego
que paga minhas contas
um carro popular
que me orgulho ter comprado
com alguns anos de trabalho

agora estou pagando um apê
que não é muito espaçoso
mas tem banheiro no quarto
e uma varanda do meu tamanho

com os vizinhos não falo,
nem vejo
mas devem viver como eu...
trabalho para pagar as contas
e vivo para trabalhar

nos finais de semana
não sei bem o que fazer
acabo ficando em casa sozinho
assistindo seriados e lançamentos
que a netflix me recomenda
não tenho paciência pro noticiário
presidente, corrupção, assassinatos
tudo isso me cansa
peço alguma comida no ifood
estou cansado para cozinhar
acabo dormindo no sofá
domingo nem vejo passar

a semana passa rápido
trabalho 10 à 11 horas por dia
no almoço tenho que ficar atento
pode chegar alguma mensagem
a empresa precisa de mim
e eu preciso dela

parece uma simbiose
estamos ligados até enquanto durmo
pode ser que aconteça algo urgente
ou que marquem uma reunião
pro dia seguinte cedo

eu faço o que meu chefe pede
não posso dizer "não"
aprendi isso muito cedo
com a professorinha da escola
quando eu dizia que não faria
ela tirava pontos, dava zero
minha mãe também
me colocava de castigo
anos depois, na faculdade
eu ficava com dp, fazia provas
não posso fazer o mesmo
com meu emprego atual
tenho contas a pagar

por isso vivo minha vida
num esforço constante
para manter a vida que levo
mas o que aconteceria
se eu fizesse diferente?

dia desses me perguntaram
se gosto dessa minha vida
respondi "-sim, claro!"
mas nem pensei sobre
raramente penso
só vou levando
a vida que me leva

não sei se é boa
nem sei bem o que sinto
só sei que tento ser
uma pessoa respeitada
mas que respeito é esse?
e que vida é essa?

trabalho, compro coisas
faço dívidas, prestações
e as contas, aos poucos
tomam conta de mim...

vivo para trabalhar
pagar as prestações
dessa vida que levo
nutrir essa cadeia
que me consome
a cada dia

nem sei por que escrevo isso
ninguém se importa,
ninguém vai ler.

Entre em contato

Envie uma mensagem para mais informações..